terça-feira, 19 de agosto de 2008

Os "vegan shoes"


Aqui vai mais um post relativo à solidariedade aliada à moda.

Desta vez a estrela da iniciativa é a actriz Natalie Portman. Vegetariana desde os nove anos, Natalie não consome nem usa qualquer tipo de calçado ou vestuário de origem animal. Mantendo-se sempre fiel aos seus princípios, Natalie juntou-se à Te Casan (Tae-ca-sahn)- que significa “O Caminho da Mulher”-em Gaélico. O nome Te Casan define uma identidade universal feminina, não pertencendo a nenhum país, lugar ou pessoa especificamente. Te Casan carrega também o legado e a força de todas as mulheres.

Apresentações feitas, resta saber de que forma a actriz de origem israelita deixou a sua marca na Te Casan. Natalie deu provas da sua versatilidade como artista mais uma vez e desenhou uma colecção de sapatos Vegan, ou seja, feitos a partir de materiais de origem não animal. Uma iniciativa louvável. A saber que 5% dos lucros irão para instituições de caridade.

Só há um pequeno problema: os sapatos da Miss Portman são bastante caros. Bastatante as in MUITO caros. Vá, é por uma boa causa, não há dúvida, mas uma vez que não têm pele de animal (a qaul é sempre cara), por que raio são tão caros?

Provas:

Natalie Portman:



$275 (€187); $265 (€180.40)


$225 (€153); $185 (€126)



$265 (€180.40); $255 (€173.60)


Stella McCartney:


$865 (€588.87); $595 (€405)

$485 (€330); $475 (€323.50)


$595 (€405.25); $495 (€337.15)


Como podem ver por estes modelitos (giros, é verdade), tanto a linha da Natalie Portman como os sapatos da Stella McCartney (duh...) são muito caros.
Mas existe uma alternativa; os preços descem, mas o material continua a ser de origem não animal: Mooshoes.


MooShoes:



$95 (€64); $95



O problema: são feios. :S
O meu objectivo com este post não era provar que os sapatos giros também podem ser baratos (podem, mas não neste caso, está à vista), mas sim chamar a atenção para o facto destes sapatos não serem feitos de animaizinhos indefesos. Acho bonito e é um reflexo da mudança das coisas; aqui há dez anos ter sapatos de pele de cobra era "A coisa mais fixe do mundo", enquanto hoje em dia os produtos biológicos e que poupam a vida dos animais são cada vez mais procurados.

E já que estamos numa de "sapatos solidários" vejam estes Converse:


€138

Estes ténis são da autoria de Ana Ventura e estão inseridos na Product Red*, logo, também são "sapatos solidários".


* (Wiki) Product Red (Produto Vermelho), estilizado como (PRODUCT)RED, é uma marca de consumo licenciada a companhias associadas como American Express, Apple, Converse, Motorola, Gap e Giorgio Armani. É uma iniciativa criada por Bono Vox e Bobby Shriver para arrecadar fundos para a Global Fund, organização que luta contra a AIDS, a tuberculose e a malária. Bobby Shriver é o CEO da Product Red, enquanto Bono Vox é a figura pública e porta-voz da marca.

Cada empresa associada cria um produto com a marca Product Red. O lucro obtido da venda dos produtos vai para a empresa fabricante. Porém, uma determinada quantia da venda de cada item é doada para a Global Fund.[1] Por exemplo, para cada iPod nano Product Red vendido, a Apple destina US$10 à doação.




By Kay

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