terça-feira, 10 de março de 2009

Sleep surgery






Por que motivo é tão mais fácil para

 os homens adormecer do que para as mulheres? Para a maioria dos homens basta a cabeça pousar na almofada, enquanto nós passamos horas a olhar para o tecto, mudando de posição de dois em dois minutos. Claro que há as abençoadas excepções- sortudas! Eu pertenço decididamente ao grupo das mulheres que encontram sérias dificuldades em adormecer, o que não compreendo, uma vez que adoro dormir. Mas será imaginação minha que existe esta diferença entre homens e mulheres do que toca ao sono? De acordo com pesquisas recentes, não, não estou a imaginar: as mulheres têm duas vezes mais insónias do que os homens. Mas não desesperem, os mesmos peritos que desenvolveram a pesquisa que mencionei, encontraram algumas “curas” que, na verdade não passam de ajustes hiper-simples no nosso quotidiano.


Mente

Esquece a leitura- experimenta o sudoku, por exemplo; ajuda a desanuviar. “Algumas pessoas consideram que esta actividade encoraja mais a relaxar do que actividades criativas, como a leitura”, diz o sleep expert Dr. Neil Stanley.


Corpo

A comida também tem uma relação directa com o sono. “Prefira uma sanduiche de perú ao almoço, pois a carne deste animal contém aminoácido tryptophan , também encontrado na alface e no pão integral, diz-se que ajuda à produção de serotoninas reguladoras do sono”, revela Esme Floyd, autora do livro 1001 Little Health Miracles.


Alma

Os exercícios ligados ao relaxamento reduzem o stress (esta é óbvia). “Contraia e relaxe cada músculo, aguentando e libertando-os durante dez segundos,” aconselha a terapeuta holística Amanda Kenton. “Pode também preparar-se para dormir ao inspirar profundamente e aumentar o tempo em que exala; deve inalar durante sete segundos e exalar durante 14. A respiração controla a produção de hormonas do stress e iminui o ritmo cardíaco, ajudando-a a adormecer.”


Espaço

Transforma o teu quarto num local onde apeteça adormecer- no bom sentido- só de olhar para ele. O conforto e a arrumação são a chave desta dica. Não sei se têm este problema, mas eu não consigo adormecer se tiver o quarto cheio de coisas, mesmo que esteja arrumado. Se tiver poucas coisas e estiver desarrumado, é a mesma coisa.

Escolha cores suaves, tal como alperce ou verde azeitona”, sugere Sylvia Bennett, presidente da Sociedade Feng Shui (Feng Shui Society). “Não acumule tralha ao pé da cama- e almofadas novas são essenciais; substitua a sua duas vezes por ano”.


E aqui têm.

Comigo há sempre algo que resulta quase sempre, pelo menos para ajudar a chegar o sono:

1- um duche bastante quente com gel de banho aromaterapia (não sei se resulta, mas não custa tentar) de qualquer marca.

2- ouvir música na cama até adormecer. Isto funciona por uma razão muito simples: uma vez que uma das razões que me impedem de adormecer instantaneamente é a quantidade ridícula de pensamentos que me passam pela cabeça e não consigo desligar, ouvir música evita que pense demasiado. Assim, é mais fácil adormecer. Normalmente adormeço com a música e acordo mais tarde, desligo, e volto a adormecer sem problemas.

3- já não consigo adormecer sem uma máscara para os olhos e tampões para os ouvidos. A minha audição é tão desenvolvida que qualquer barulhinho mínimo me impede de adormecer.


Espero ter ajudado.

1 comentário:

Anne disse...

Penso que o sexo masculino não tem tanta particularidade em deixar-se afectar pelos "problemas" alheios ou mesmo pessoais. Daí usufruírem de alguma resistência mental.

O desporto é o ideal, natação (my favourite)