terça-feira, 27 de abril de 2010

Smells Like the '90s!!

Antes seque de escrever o que quer que seja, deixo desde já, na primeira linha, o desejo de que outro fanático dos anos 90 encontre este post e sorria, onde quer que o esteja a ler, com um sorriso cúmplice de quem percebe e sente o mesmo.

Não sei explicar porquê, mas sou louca pelos anos 90. Louca é capaz de ser pouquito para descrever, mas escuso de revelar os confins da minha insanidade em público.
Por mais vezes que tente pensar e remoer nisto, nunca chego a lado nenhum que não ao "porque sim". E pronto, é a minha resposta.
É verdade que vive nos ´90s, mas era uma criança e, como tal, nunca segui o movimento grunge, nunca gostei de Nirvana quando o Kurt Cobain era vivo, nunca usei All Stars e nunca vesti aquelas roupas do estilo grunge que eu tanto adoro.
Quando tinha uns 15 anos deu-me a loucura dos Nirvana e aí sim, durante meses e meses, desfrutei da música deles e de tantas outras bandas que não segui na altura. Foi a primeira vez que me senti como se vivesse naquela época. A outra foi aos 18, no primeiro ano de faculdade, por muitas e muitas razões. A terceira foi na semana passada. Bem, não foi bem a mesma coisa. Dessa vez só senti que por lá tinha passado por breves instantes. E foi na H&M. Parece que algumas lojas também estão com a febre dos '90s. E eu não me queixo. Camisas de ganga clara e gasta, de aspecto semi-masculino, leggings floridos, padrões de xadrez, etc. Adorei. Era assim que devia ter-me vestido nessa época. Mesmo sendo criança, sim.

Mas ainda mais marcante para mim é a música. Nem vos consigo descrever o quão emocionada fico com algumas músicas da altura. Algumas porque me lembro de as ouvir no rádio, outras porque evocam toda uma melancolia que associo a esta década. É como se as minhas bandas favoritas tivessem combinado numa reunião-geral incutir umas notas de melancolia saudosista em todas as suas músicas. Só para me dar voltas à cabeça. Thanks a lot.

Já andava com vontade de deitar cá para fora este amor, até agora, não proclamado na blogosfera, pelos anos 90. A par deste acontecimeto, fiz uma playlist dos- adivinharam- anos 90. São músicas que me fazem suspirar por tempos passados, mas não esquecidos. Que descobri recentemente, ou que ouvia no carro quando ia de férias com os papás ou quando o meu pappi me levava todas as manhãs ao Colégio da Paz.

*suspiro*

E o pessoal de trintas-e-tais a lerem este post e a rirem que nem uns perdidos. Lucky bastards.

Deixo-vos com imagens do estilo grunge e com a minha playlist. Feel free to download it.


Hole (I used to look up to Courtney Love, especially at age 15/16. Yeah...)


Alice in Chains






Kurt Cobain (Nirvana)



     
Taylor Momsen


Mary-Kate Olsen



4 Non Blondes


My '90s Playlist:
Part I- Download

1- Nirvana- Smells Like Teen Spirit

2- Red Hot Chili Peppers- Under the Bridge

3- Bran Van 3000- Drinking in LA

4- Bush- Swallowed

5- Aerosmith- Crazy

6- 4 Non Blondes- What's Up? 

7- Garbage- Queer

8- Silverchair- Freak

9- Soundgarden- Black Hole Sun

10- Smashing Pumpkins- 1979

11- Pearl Jam- Daughter

12- The Rolling Stones- Anybody Seen My Baby

13- Alice in Chains- Would?

14- Faith No More- Kindergarten

15- Metallica- Unforgiven

16- Nirvana- Heart Shaped Box


Part II- Download


17- Oasis- Stand By Me

18- Hole- Violet

19- L7- Wargasm

20- The Offspring- The Kid's Aren't Alright

21- Foo Fighters- My Hero

22- K's Choice- Not an Addict

23- No Doubt- Don't Speak

24- Radiohead- The Bends

25- L7- Shitlist

26- Republica- Ready to Go

27- Nirvana- Come As You Are

28- Dover- She Will

29- Underworld- Bornslippy

30- Stone Temple Pilots- Half The Man I Used to Be

31- Hole- Jennifer's Body

32- The Verve- Bittersweet Symphony


4 comentários:

IM disse...

esse lado dos anos 90 quem gosta é o meu namorado, eu gosto mais do lado pop, quando andava a gritar pelos backstreet boys! :P

***

Catarina disse...

Eu também adoro esse lado agora, mas quando era pequenita adorava essas coisas todas: BSB, Spice Girls.. Era maluca por estas duas bandas. Oh God. Mas também estou a planear uma playlist pop dos anos 90. Está na lista. :P

Megas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lydie disse...

:) as camisas de homem dessa altura! wow gosto tanto delas! (tenho umas converse iguais às da imagem!) :D
beijinho

(eu era grande fã dos bsb!)