segunda-feira, 1 de setembro de 2008

A indústria da moda e a negligência das formas actuais

Quem segue o talk show da Tyra Banks já deve estar farto deste tema, contudo, e uma vez que ainda não foi aqui abordado, está na hora de o fazer. Todos os dias somos bombardeados por imagens de mulheres "perfeitas" em revistas de moda, na tv, nos cartazes de publicidade da rua, etc. Mesmo resisitindo, é inegável a presença de uma pressão social relativamente à perfeição física.
Por vezes acontece-nos, quando andamos às compras, vertir o nosso tamanho habitual e reparar que afinal tudo fica "enlatado" dentro daqueles jeans. Não pensem logo que engordaram da noite para o dia. Não, pode não ser o caso. A verdade é que a indústria da moda é perita em ignorar as formas das "mulheres reais".

A indústria da moda está a ingorar as alterações que os corpos das mulheres têm vindo a sofrer. Os estilistas continuam a desenhar roupa para corpos altos e magros ou, por outro lado, para corpos que se incluem na categoria "ampulheta" como o das divas do cinema dos anos 50.

No entanto, segundo um estudo realizado nos E.U.A, 46% das mulheres possuem uma figura rectangular, em que a largura da contura é a mesma largura das ancas.

Mesmo assim, a indústria da moda continua a fabricar roupa para a minoria, o que significa que as mulheres que não vestem tamanhos pequenos, continuam a ser negligenciadas. Outra das razões para se criarem roupas para outro tipo de corpos é o facto de estar provado que a cintura da smulheres alargou alguns centímetros desde os anos 50.

A popularização da cirurgia estética (com a lipoaspiração e mamoplastia de aumento, principalmente) contribui grandemente, por sua vez, para a perpetuação da mítica forma ampulheta.


And the idea that larger women are not the ideal to design for is a myth. "I have measured film stars who have 42 inch hips, and are still getting a lot of work. It is not how fat you are, it is whether you are fit that matters. People can be beautiful when they are any shape or size.

McCormack, Helen: The Shape of things to wear: scientists identify how women's figures have changed in 50 years.


As diferentes formas do corpo feminino:

Ampulheta:

Só 8% das mulheres tendem a ter a mesma medida no peito e nas ancas, com uma cintura fina.



Scarlett Johansson


Colher:

Só com 20% das mulheres têm uma figura de pêra, que ocorre quando a medida da anca é superior à do busto.




J-Lo

Rectangular:

46% das mulheres têm esta forma que se caracteriza pela cintura apresentar apenas uma ligeira diferença na largura em relação às ancas.



Melanie C

Triângulo Invertido:

Uma das formas corporais modernas em que o busto é mais largo que as ancas. Só 14$ se enquadram neste modelo.


A nadadora Sharron Davies



Fonte:

Manipulação de Imagens nos Novos Media- consequências na sociedade actual- trabalho realizado para a cadeira de Linguagem nos Media.



By Kay e Ana

Sem comentários: